Dia de Caravana

“Se você perguntar na rua, ninguém vai saber onde fica a Casa dos Cordéis”. Foi isso que João Gomes de Sá disse um dia, no final de maio, antes da apresentação do grupo “Caravana do Cordel”, na Casa dos Cordéis, localizada em Guarulhos. Sem um mapa na mão, sem o endereço detalhado e com a ideia de “quem tem boca vai a Roma”, seria impossível encontrar a construção colonial colorida, apesar de ficar em uma avenida grande de Guarulhos. Na fachada, havia uma reprodução de uma xilogravura enorme de João Gomes de Sá com os dizerem: “Caravana do Cordel – O mundo do cordel para todo mundo”.

A Casa dos Cordéis é um instituto cultural, com apoio da prefeitura de Guarulhos, criado por Bosco Maciel, um homem com cabelos longos e brancos, com os dentes da frente separados. Vez ou outra, a casa abriga apresentações de cordelistas, mas alguns sentem falta de mais cordel na Casa dos Cordéis. Naquele dia especificamente, o local recebeu as presenças inestimáveis da rima e da métrica, da política e do humor, da música e da declamação. Estava lá, toda robusta e pomposa: a literatura de cordel.

Casa dos Cordéis de Guarulhos-SP

Ela tinha um palco só dela, com as bordas enfeitadas com um tecido amarelo claro e outro azul ao fundo. A maioria da plateia era composta por professores, amigos e pela família dos poetas que foram dar voz para a literatura de cordel. Pedro Monteiro, Cacá Lopes e Varneci Nascimento foram os cordelistas da Caravana do Cordel que se apresentaram. Ao final, Eufra Modesto e Valdete Xavier contaram causos e histórias, com as performances de grandes contadores.

João Gomes de Sá chegou apenas para assistir às últimas apresentações, por causa de outros compromissos cordelísticos no dia. Pedro Monteiro esteve durante quase toda a tarde ao lado de Varneci, que vendia cordéis em uma banquinha do lado oposto ao palco. Só de trocar duas palavras com Varneci confirma-se qualquer suspeita anterior: sua graça é ser engraçado. E Pedro, apesar dos cabelos brancos, sorri como um menino e, como todos, é muito atencioso e disposto a colaborar com o projeto desta página.

 

26.05.2012

7.487 Comments
  1. I remember on one occasion being actually associated with preparing a driving test of
    a telepathic where this type of fear was amply confirmed.

  2. Folks, may this be the reason for which will, consider this type of finance programmes as quick
    and easy dollars In case you suddenly finding yourself in short away from cash so you need supplemental income to solve a person unavoidable dilemma then easily apply for Rapid Loans Same Day.
    So what will you join return to your hefty expenditure!

  3. In purchasing refrigerator, it is a one time
    investment which goes for a longer time. In a era where we are all sensitive to our
    appliances standing out in our kitchen, comes counter
    depth refrigerators. They allow full shelf space to
    place large trays or other items that would not typically fit
    in a side by side which is perfect for entertaining.

  4. When you want more money pertaining to renovating the house, buying brand new furniture, purchasing a second automobile or
    replacing bad credit card debt then a home equity loan might
    just be the right answer to the problems Collectors
    enjoy increased status which stockholders because businesses have an responsibility to make interest payments whereas handsomely are a optional expenditure.
    However the ushers normally act as sword bearers, other reps may be designated as sword bearers – which could be the
    mid-foot of swords wedding service following the wedding
    ceremony to accelerate.

  5. One off thee important factors to look at whe choosijng California personal injury lawyer is what kind of experience the lawyger has in injury law.
    It needs to be made clear that tthe sooner you decide to hire the services of
    a Mc – Allen Personal Injury lawyer, greater the amount of financial compensation you can enjoy.

    Once you reach resolution to your underinsured or uninsured
    motorist claim, your insurance company may decide to sue the defendant for repayment
    off the money it paid you on yyour personal injury claim.

Leave a Reply

Your email address will not be published.