v
_

Dia de Caravana

“Se você perguntar na rua, ninguém vai saber onde fica a Casa dos Cordéis”. Foi isso que João Gomes de Sá disse um dia, no final de maio, antes da apresentação do grupo “Caravana do Cordel”, na Casa dos Cordéis, localizada em Guarulhos. Sem um mapa na mão, sem o endereço detalhado e com a ideia de “quem tem boca vai a Roma”, seria impossível encontrar a construção colonial colorida, apesar de ficar em uma avenida grande de Guarulhos. Na fachada, havia uma reprodução de uma xilogravura enorme de João Gomes de Sá com os dizerem: “Caravana do Cordel – O mundo do cordel para todo mundo”.

A Casa dos Cordéis é um instituto cultural, com apoio da prefeitura de Guarulhos, criado por Bosco Maciel, um homem com cabelos longos e brancos, com os dentes da frente separados. Vez ou outra, a casa abriga apresentações de cordelistas, mas alguns sentem falta de mais cordel na Casa dos Cordéis. Naquele dia especificamente, o local recebeu as presenças inestimáveis da rima e da métrica, da política e do humor, da música e da declamação. Estava lá, toda robusta e pomposa: a literatura de cordel.

Casa dos Cordéis de Guarulhos-SP

Ela tinha um palco só dela, com as bordas enfeitadas com um tecido amarelo claro e outro azul ao fundo. A maioria da plateia era composta por professores, amigos e pela família dos poetas que foram dar voz para a literatura de cordel. Pedro Monteiro, Cacá Lopes e Varneci Nascimento foram os cordelistas da Caravana do Cordel que se apresentaram. Ao final, Eufra Modesto e Valdete Xavier contaram causos e histórias, com as performances de grandes contadores.

João Gomes de Sá chegou apenas para assistir às últimas apresentações, por causa de outros compromissos cordelísticos no dia. Pedro Monteiro esteve durante quase toda a tarde ao lado de Varneci, que vendia cordéis em uma banquinha do lado oposto ao palco. Só de trocar duas palavras com Varneci confirma-se qualquer suspeita anterior: sua graça é ser engraçado. E Pedro, apesar dos cabelos brancos, sorri como um menino e, como todos, é muito atencioso e disposto a colaborar com o projeto desta página.

 

26.05.2012

Share

Reply