Biblioteca Belmonte e a festa junina
Warning: Illegal string offset 'subtitle' in /var/www/html/acorda.net.br/web/wp-content/themes/delight/single-portfolio.php on line 72
A rua Paulo Eiró, localizada nas entranhas do centro comercial do bairro de Santo Amaro, próxima à Estação Largo Treze, na zona sul de São Paulo, é repleta de lojas populares que vendem os mais diversos produtos a preços mais baixos que o normal, com músicas em altíssimo volume e adesivos grandes e amarelos que indicam promoção, liquidação, queima de estoque, pague três e leve dois. Subindo a rua três quadras desde a Estação, encontra-se a Biblioteca Belmonte, da prefeitura da capital paulista, que tem como tema a cultura popular desde agosto de 2007, quando passou a acrescentar ao acervo existente pilhas e pilhas de livros sobre usos e costumes, lendas, folclore, cultos afro-brasileiros, etc. Ao todo, a biblioteca reúne mais de mil livros sobre o tema e cerca de 500 folhetos de cordel.

Como difusora das produções culturais tradicionais brasileiras, o local tem uma programação preenchida com contação de histórias, shows, peças, exposições – inclusive com duas mostras permanentes de xilogravura -, lançamento de livros, encontros de escritores cordelistas, etc.
Neste ano, o calendário da biblioteca marcava, para o dia 30 de junho das 10h às 16h, o VI Arraial Literário da Biblioteca Belmonte, que reuniu frequentadores, funcionários e pessoas que vivem pela cultura popular, com a presença especial de membros da Caravana do Cordel, representada na ocasião pelos poetas Cacá Lopes, de Araripina-PE, e Pedro Monteiro, de Campo Maior-PI.

- No dia, especialmente dedicado ao centenário de Luiz Gonzaga, o estacionamento do local transformou-se em um típico arraial de festa junina com a autêntica música sertaneja, apresentada por músicos nordestinos que relembravam a trajetória do rei do baião. Penduradas entre as tendas, as bandeirinhas de festa junina foram complementadas com outras com versos de cordel. Os quitutes e guloseimas desta tradicional festa – bolo de milho, curau, tapioca, etc – também deram a sua graça ao lugar.
- Em uma das tendas, Cacá Lopes e Pedro Monteiro montaram com capricho uma barraquinha de cordéis para venda, a maioria da editora Luzeiro, a mais antiga editora de cordel do Brasil. Cacá e Pedro se apresentaram rapidamente no final da festa, declamando cordéis e falando sobre Luiz Gonzaga. Cacá, inclusive, mostrou o livro que lançaria quase dois meses após este dia na Livraria Cortez sobre o cantor: “Vida e Obra de Gonzagão – O mais completo cordel ilustrado sobre Luiz Gonzaga”, da Ed. Ensinamento.
- Cacá Lopes declama versos do seu livro “Vida e Obra de Gonzagão”
Os músicos, poetas, funcionários e frequentadores que entraram nas rodas de dança da biblioteca foram agraciados pelo céu azul e sol quente, que deixaram tudo ainda mais bonito.
Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, São Paulo, SP
Tel.: 11 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br
Credits
Sorry, there are no info for this photograph
Warning: Illegal string offset 'payoff' in /var/www/html/acorda.net.br/web/wp-content/themes/delight/comments.php on line 20